PROJETO SALADA DE FRUTAS

Esse trabalho foi realizado no final do 2º semestre do ano de 2014, com a turma do 1º ano B, e foi muito produtivo obtendo ótimos resultados.
Para este ano estaremos reaplicando ampliando as atividades e trazendo inovações. Esperamos obter sucesso.

FRUTAS
Turma: 1º ano
Período: 10 dias
Objetivos:
Ø Ampliar os conhecimentos sobre as frutas;
Ø Observar as diferenças existentes nelas;
Ø Incentivar o hábito em comer frutas;
Ø Perceber os benefícios das frutas para nossa saúde;
Ø Fazer uma salada de frutas e degustá-la;
Ø Reproduzir obra de arte relacionada ao tema;
Ø Avançar no conhecimento de como funciona o sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.

METODOLOGIA:
1ª aula: Fazer uma lista de frutas preferidas dos alunos; o professor atua como escriba;
2ª aula: Passar o vídeo alfabetização com frutas. Nesse momento os alunos assistem como é a fruta e ouvem a pronuncia da palavra e vêem como é escrito o nome das frutas. Em seguida a professora pede para que, um aluno de cada vez, se dirija a lousa e escreva o nome da fruta que a professora pedir. Assim que todas as frutas estiverem escritas na lousa, a professora retoma o vídeo, dando pausa na escrita da fruta e o aluno que a escreveu na lousa observa se está certa ou se precisa de correção. A classe pode interferir dando opiniões a respeito da escrita da palavra;
3ª aula: Os alunos são convidados a observar as frutas e modelá-las com massinha. Em seguida fazem cartazes, separando as frutas por cores e assim observando que existem frutas que podem ter mais de uma cor, por exemplo, (uva verde/uva roxa );
4ª aula: A professora escolhe quatro frutas e monta uma gráfico com os alunos, para saber qual é a fruta predileta da classe;
5ª aula: A professora realiza um momento de leitura do livro: Tarsila e o papagaio Juvenal, contextualizando, para que os alunos realizem uma releitura da obra “O vendedor de frutas”. Para tal atividade envolve a realização de uma dobradura (barco), depois as crianças fazem as frutas com massinha, pintam e recortam o vendedor de frutas e montam a obra.
6ª aula; realizar cruzadinha, caça-palavras e situações problema com o tema frutas;
7ª aula: Mãos na massa, acontece a realização da salada de fruta, as crianças lavam, descascam e picam as frutas, misturam as frutas, acrescentam o leite condensado e compartilham com a classe.
8ª aula: Roda de conversa com o tema salada de frutas. Os alunos falaram sobre esse momento realizar a salada de frutas e compartilhara com a classe. 

AVALIAÇÃO
         O trabalho com sequência didática proporciona aos alunos atividades agradáveis, que lhes permitem aprender a aprender, a  conviver, a fazer e a ser,de maneira concreta. As atividades seguem uma sequência, as se complementam e oferece ao aluno a experimentar e sentir vontade de registrar esse experimento e querer acertar. Isso faz com que o desenvolvimento cognitivo aflore e aconteça naturalmente.
          Essa sequência de atividades me trouxe muita alegria, pois pude testemunhar o saber ser incorporado por meus alunos, sentir que eles estavam empolgados e participativos. Foi muito proveitoso.
          Houve avanço no desenvolvimento do sistema de escrita dos alunos, puderam descobrir qual é a função gênero textual receita, perceber as letras iniciais das palavras trabalhadas, descobrir as cores das frutas e como misturar cores primárias para formar cores secundárias e terciárias. Puderam perceber sabores e saboreá-los.
          Conheceram um pouco da vida de uma famosa artista e puderam reproduzir sua obra.
           Concluo afirmando que as atividades foram positivas.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário